quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Niquelândia - Fé que se renova há 261 anos

Romaria do Muquém deve reunir 250 mil fiéis este ano numa celebração a Nossa Senhora da Abadia
Euclides Oliveira

A Igreja Católica espera a presença de 250 mil fiéis na 261ª Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, no povoado de mesmo nome, em Niquelândia. O grandioso evento católico termina no feriado do próximo sábado (15), que marca o dia da santa no município. Neste ano, o maior e mais antigo acontecimento religioso do Estado de Goiás e um dos maiores de todo o Brasil (iniciado em 1748) enfoca o tema "Conversão Pessoal e Conversão Pastoral. Que Devemos Fazer?" A romaria foi aberta oficialmente no final da tarde da quarta-feira (5) com uma missa celebrada pelo bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, na área externa da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, na região central do município.
"A cada ano, temos um evento novo. Não se trata apenas de uma teatralização, de uma repetição das romarias celebradas no passado. As pessoas sempre vem à romaria com sentimentos novos, com esperança para participar deste momento. O que me sensibiliza muito é ver a fé do romeiro que, com toda a sinceridade e serenidade do seu coração, se sente diante da Mãe de Deu. Isso serve como grande motivação para construir a vida, segundo o projeto de Deus", afirmou o bispo ao Diário do Norte, após o termino da missa na área central.
Depois da celebração a imagem de Nossa Senhora da Abadia seguiu pelos 45 quilômetros pela Rodovia da Fé (GO-237) com as paradas nas 14 estações da Via Sacra, em direção ao Muquém. Enquanto os fiéis cumpriam suas peregrinações, uma Missa de Consagração à santa foi realizada simultaneamente no gigantesco Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Muquém. O local comporta 22 mil pessoas sentadas, em 7,2 mil metros quadrados de área construída.


Histórias de fé, de devoção e de sacrifício por graças alcançadas marcaram a trajetória daqueles que cumpriram o trajeto caminhando por quase 12 horas seguidas, até a manhã de quinta-feira (6). Logo às 7 horas, houve uma grandiosa missa para marcar a chegada da imagem de Nossa Senhora ao povoado. A programação prosseguiu na sexta-feira (7), com uma missa e a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. No sábado (8), às 17 horas, houve uma celebração matrimonial coletiva, com a realização de vários casamentos, pela Igreja. Depois, a partir das 21h30, a Renovação Católica Carismática (RCC) realizou a 24ª Vigília Diocesana de Oração, que se estendeu por toda a madrugada.
No último domingo (9), por ocasião do Dia dos Pais, houve a 3ª Procissão dos Moto-Fé, com os motociclistas-devotos levando a imagem de Nossa Senhora da Abadia a partir das 8 horas, do Centro de Niquelândia em direção ao Muquém. Às 15 horas, realizou-se uma Missa de Primeira Eucaristia. Nesta segunda-feira (10), haverá Missa de Bodas de Ouro para os Romeiros que estão completando 50 anos de caminhadas, em prol da romaria. Na terça-feira (11), às 20 horas, ocorrerá a abertura do Festival de Musica Ecológica (Fenam/Ibama). Na quarta-feira (12), às 19 horas, será celebrada uma Missa Sertaneja com presença dos Tropeiros e Carreiros de Nossa Senhora da Abadia.

Padre Fábio será atração

Na quinta-feira (13), às 14 horas, está prevista a 11ª chegada Equipe Aroeira Jeep Cross (de Padre Bernardo, no Entorno de Brasília), ao Muquém. Na sequência, às 15 horas, o polêmico dom José da Silva Chaves (bispo emérito da Diocese de Uruaçu) celebrará uma missa especial. Depois, haverá um delicioso e festivo Chá da Tarde com os romeiros que já completaram 50 anos ou mais de romaria. A noite: às 19hs, haverá a "Missa Verde" e o 4º Festival de Música Ambiental Fenam/Ibama).
Às 20hs, ocorrerá o show mais aguardado da romaria: natural de Formiga (MG), o padre-cantor Fábio de Melo, de 38 anos, virá especialmente de São Paulo (SP) para apresentar-se na 261ª Romaria do Muquém, com as canções católicas que gravou no CD e no DVD intitulados "Eu e o Tempo". São esperados 40 mil fiéis para a apresentação no Muquém, a partir das 20 horas. Portanto, a recomendação de padre Edílson José dos Santos, pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia, é que os devotos da santa e os fãs do padre cheguem ao povoado com 5 horas de antecedência, no mínimo (a partir das 15 horas) para ocupar seu espaço e evitar congestionamentos na rodovia GO-237.

"Conseguimos trazer o padre Fábio de Melo com o apoio da Prefeitura de Niquelândia e de outras autoridades políticas que nos ajudaram. Os padres-cantores, em geral, exigem das paróquias e dos santuários uma carta de apresentação do bispo, na qual orientamos o padre Fábio de Melo sobre o tamanho e a significância dela em Goiás e no Norte do Estado especificamente, para que ele aceitasse nosso convite", comentou padre Edílson. Além dele, a romaria será conduzida pelos padres Aldemir Franzin (capelão e reitor do Santuário), Wemerson de Araújo e Valdeci José.

Na sexta-feira (14), haverá a Peregrinação do Rosário para o Monte da Cruz (1.200 metros, às 8hs); Missa da Terra e da Água (às 9hs, a ser celebradas por dom Tomás Balduíno, bispo emérito da Cidade de Goiás); Momento Mariano (Legião de Maria, às 14hs); Missa das Vésperas da Assunção de Nossa Senhora (às 19hs, que será celebrada por dom Eugênio Rixen); à noite, a dupla sertaneja Renê e Ronaldo se apresenta no Muquém.

Governador no sábado
No sábado (15), que é o Dia da Padroeira, haverá Alvorada festiva (5h30) com a presença de Eugênio Álvares da Silva, romeiro de Jaraguá; Missa Solene (7 horas). Às 9 horas, ocorrerá a Missa Solene presidida pelo bispo da diocese de Uruaçu com a participação da Orquestra e Coral Sinfonia do Cerrado, além das presenças de autoridades políticas como o governador Alcides Rodrigues (PP).

Estrutura
"Nós nos preocupamos em oferecer toda a estrutura para o romeiro que decidiu por fazer sua caminhada. A cada ano, nesta parceria da prefeitura com os padres e com a Igreja Católica, estamos melhorando cada vez mais o Povoado do Muquém", comentou o prefeito de Niquelândia, Ronan Batista.

Ainda no dia 15, haverá o lançamento do Selo Comemorativo dos 261 anos de romaria, pelos Correios (10 horas); Missa Solene (15 horas); procissão da imagem de Nossa Senhora da Abadia (17h30); Queima de Fogos (18h45); Missa Solene (19 horas); e Coroação de Nossa Senhora da Abadia (20 horas). No domingo (16), haverá a Missa de Despedida dos Romeiros (7 horas).

Gripe suína preocupa

O grande volume de fiéis católicos vindos de diversas localidades para a Romaria do Muquém, acendeu um sinal de alerta nas programações religiosas da Diocese de Uruaçu: o vírus H1N1, que provoca a gripe suína. Os padres e ministros de Eucaristia, por precaução, deixarão de entregar a comunhão diretamente na boca dos fiéis, nas missas. Segundo o padre Edílson, neste ano a preocupação substitui a tradição em Niquelândia: a entrega da hóstia será feita diretamente nas mãos daqueles que forem comungar, para evitar contato com a saliva de eventuais doentes. Outra providência será a suspensão de abraços e apertos de mãos entre os frequentadores da romaria, no transcorrer das missas. "É apenas uma atitude profilática, para evitar problemas maiores", comentou o religioso de Niquelândia.


Fotos: Euclides Oliveira, Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário