quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal



NATAL SEM O PAPAI NOEL...

Estou preparando a minha árvore de Natal. Quero que ela seja viva, mas não quero que seja exterior. Eu a quero dentro de mim. Tenho medo das exterioridades. Elas nos condenam. Ando pensando que o silêncio do interior é mais convincente que o argumento da palavra.

Quero que minha árvore seja feita de silêncios. Silêncios que façam intuir felicidade, contentamento, sorrisos sinceros.

Neste Natal não quero mandar cartões. Tenho medo de frases prontas. Elas representam obrigação sendo cumprida. Prefiro a gratuidade do gesto, o improviso do texto, o erro de grafia e o acerto do sentimento. A vida é mais bonita no improviso, no encontro inesperado, quando os olhares se cruzam e se encontram.

Quero que minha árvore seja feita de realidades. Neste Natal quero descansar de meus inúmeros planos. Quero a simplicidade que me faça voltar às minhas origens. Não quero muitas luzes. Quero apenas o direito de encontrar o caminho do presépio para que eu não perca o menino Jesus de vista. Tenho medo de que as árvores muito iluminadas me façam esquecer o dono da festa.

Não quero Papai Noel por perto. Aliás acho essa figura totalmente dispensável! Pode ficar no Pólo Norte desfrutando do seu inverno. Suas roupas vermelhas e suas barbas longas não combinam com o calor que enfrentamos nessa época do ano. Prefiro a presença dos pastores com seus presentes sinceros.

Papai Noel faz muito barulho quando chega. Ele acorda o menino Jesus, o faz chorar assustado. Os pastores não. Eles chegam silenciosos. São discretos e não incomodam...
Os presentes que trazem nos recordam a divindade do menino que nasceu. São presentes que nos reúnem em torno de uma felicidade única. O ouro que brilha, o incenso que perfuma o ambiente e a mirra com suas composições miraculosas.

O papai Noel chega derrubando tudo. Suas renas indisciplinadas dispersam as crianças, reiram a paz dos adultos. Os brinquedos tão espalhafatosos retiram a tranquilidade da noite que deveria ser silenciosa e feliz. O grande problema é que não sabemos que a felicidade mais fecunda é aquela que acontece no silêncio.

É por isso que neste Natal eu não quero muita coisa. Quero apenas o direito de recolher o pequenino menino na manjedoura... Quero acolhê-lo nos braços, cantar-lhe canções de ninar, afagar-lhe os cabelos, apertar-lhe as bochechas, trocar-lhe as fraldas para que não tenha assaduras e dizer nos seus ouvidos que ele é a razão que me faz acreditar que a noite poderá ser verdadeiramente feliz.

Neste Natal eu não quero muito. Quero apenas dividir com Maria os cuidados com o pequeno menino. Quero cuidar dele por ela. Enquanto eu cuido dele, ela pode descansar um pouquinho ao lado de José. Ando desfrutando nos últimos dias o desejo mais intenso de que a vida vença a morte.

Talvez seja por isso que ando desejando uma árvore invisível. O único jeito que temos de vencer a morte é descobrindo a vida nos pequenos espaços. Assim vamos fazendo a substituição. Onde existe o desespero da morte eu coloco o sorriso da vida.

Façam o mesmo!

Descubram a beleza que as dispersões deste tempo insistem em esconder. Fechem as suas chaminés. Visita que verdadeiramente vale à pena chega é pela porta da frente.

Na noite de Natal fujam dos tumultos e dos barulhos. Descubram a felicidade silenciosa. Ela é discreta, mas existe! Eu lhes garanto!

Não tenham a ilusão de que seu Natal será triste porque será pobre. Há mais beleza na pobreza verdadeira e assumida que na riqueza disfarçada e incoerente. O que alegra um coração humano é tão pouco que parece ser quase nada. Ousem dar o quase nada. Não dá trabalho, nem custa muito...
E não se surpreendam, se com isso, a sua noite de Natal tornar-se inesquecível.


Padre Fábio de Melo
01/12/2008


32 comentários:

  1. Singeleza poética, profundidade,
    sentimento...
    Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. queria ter essa certeza q vc tem!
    mas...eu ñ tenho!

    ResponderExcluir
  3. Padre, se o senhor realmente ler essa mensagem, peça a Deus que olhe por mim, desejo muito ser mãe e não posso... Quero adotar e meu marido não... Queria poder dar de presente de aniversário a Jesus a graça de aceitar isso e esperar com paciência as demoras d|Ele...Quero acalmar o meu coração e contemplar o que de bom Deus já me deu...Ore por mim... Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  4. Pe o sr veio ao mundo para tocar os corações sofridos e desesperançosos. Que DEUS o conserve assim... homem padre...humano demais. Que a PAZ e o AMOR de DEUS esteja contigo sempre.

    ResponderExcluir
  5. Padre Fábio
    Desejo que sua árvore invisível, silenciosa e repleta do "Menino Luz" floresça cada vez mais em seu coração para que você continue a iluminar a vida de tantas pessoass com suas palavras(que de alguma forma é também uma estrela) à indicar o caminho que leva ao único que pode transformar nossa morte diària em luz!
    Muita paz e coragem1

    ResponderExcluir
  6. Como sempre o Sr puxando o fio de vida que existe em mim, curando meu coração e me fazendo uma pessoa melhor.Fica com Deus e um grande abraço de almas.

    ResponderExcluir
  7. QUE O SENHOR JESUS ABENÇOE TODAS AS FAMILIAS QUE O BUSCA QUE TENHA MISERICORDIA DOS QUE AINDA NAO O BUSCA E QUE PERDOE NOSSOS PECADOS QUERO NESTE NATAL PRESENTIAR O JESUS COM MINHA VIDA EM SUAS MAOS QUERO SER UMA NOVA CRIATURA EU E MINHA CASA EU TRABALHO MINHA FAMILIA E TUA SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Padre Fábio por esta linda mensagem...Que a paz e o silencio da chegada de nosso Mestre o faça cada dia melhor, isso para dar continuidade ao seu exemplo de amor para com todos nós.
    FELIAZ NATAL PADRE FABIO.

    UM ABRAÇO DO AMIGO
    PAULO VALONI.

    ResponderExcluir
  9. Pe. Fábio você mudou minha maneira de ver as coisas, hoje, vejo melhor até aquilo que me faz sofrer, porque até no sofrimento eu sinto que posso vencer com Jesus.
    Obrigada por ser Padre e ter um dia entrado na minha vida.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns padre, pelo seu trabalho maravilhoso, te desejo de todo coração que tenhas realmente um Natal no silêncio e que seja sempre muito feliz...
    Que Deus te abençoe e te proteja sempre em sua caminhada!!!

    E muito obrigada, pois com as suas sinceras palavras já me fez refletir mais sobre a vida e o que tenho feito.


    Um grande abraço, de sua fã, não a melhor mais a de sempre,
    Taynara Fraga.

    ResponderExcluir
  11. para mim padre fabio de melo, e um profeta que jesus enviou para sua igreja.todas as vezes que me bate a depressao, eu ouço suas palestras e o meu coraçao fica sereno. que deus lhe abencoe padre, e o ilumine sempre com suas lindas palavras para ajudar todos nos catolicos.
    amem.

    maria helena.

    ResponderExcluir
  12. Pe.Fábio de Melo, louvo a Deus Pai pela sua existência.
    Obrigada, por tudo...., serei eternamente grata pelo seu lindo sacerdócio, como o senhor nos ajuda em nossa caminhada.
    Deus te abençoe sempre......

    ResponderExcluir
  13. QUE TEXTO MARAVILHOSO. NOS FAZ REFLETIR SOBRE O VERDADEIRO NATAL.QUE POSSAMOS DEIXAR JESUS NASCER EM NOSSOS CRAÇÕES NOS TRANSFORMANDO NOS AJUDANDO A SERMOS MAIS SOLIDÁRIOS.

    ResponderExcluir
  14. Eu acredito em papai Noel Sr.Pe. Fabio,e espero que não apenas eu mais muitos outros ;
    Eu sim queria e muito o Papai Noel por perto,e sempre ...; Pegar em suas barbas longas e morrer de rir
    por nada ...., apenas por estar feliz com ele,naquele momento, sentir suas mãos calejadas , e escutar historias
    de quão longe veio para estar ali comigo,e mesmo que a maquiagem borre , e o cinto desarperte com a barriga postiça
    ... eu sei ele estava ali, e sempre esteve.
    Adoro aquela roupa do armário , que cheira a moffo, mais que me da um abraço ffoffo ....; Aquele HO..HO..Ho....
    de mentira ....rsrsrsrsr o HO..HO..HO.. de mentira , mais a felicidade é irradiante ....

    Eu esperei o ano todo ... e ele vem .... (ele nunca falta)...


    "O grande problema é que não sabemos que a felicidade mais fecunda é aquela que acontece no silêncio."

    E´, silêncio ....!?

    ResponderExcluir
  15. NOSSA!COMO EU GOSTARIA DE UM DIA PODER CONHECER PESSOALMENTE O PADRE FABIO DE MELO,ADMIRO MUITO ESTE HOMEM DE FORMA GERAL.
    MORO NO INTERIOR DA PARAIBA ADORO A CANÇÃO NOVA E O PRINCIPAL MOTIVO SÃO AS PALESTRAS DO PADRE E SUAS MUSICAS. BJSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  16. A sua benção Padre Fábio de Melo!!!
    Amei a mensagem e, gostaria muito que o senhor orasse por mim e pelo meu marido - tive uma filhinha set. (2002) que resistiu apenas por dois dias de vida, tive ainda a graça de pegá-la já desfalecida, isto dentro do necrotério do hospital, após meu marido tê-la vestido, não podia perder este momento único de minha vida, pois foi o que Deus me proporcionou, afinal, ficou, logo que nasceu, na UTI.
    Em (2005) tive duas gestações em fev. com um aborto natural em março e, em set. uma tubárea sem sucesso. Hoje ainda peço a Deus que olhe por nós, tenho este desejo dentro de mim de ser mãe novamente.
    Meu marido é resistente a exames, eu já fiz tudo o que podia. Agora, peço que em suas orações possa rezar por nós. Muitos milagres já me foram concedidos que, inumerá-los poderia esquecer de algum, por isso, se ainda for da vontade do Pai, que Ele me conceda mais esta graça...Minha vida tem sido de muitos agradecimentos ao Pai - por tudo que sou, tenho e me transformei...Amém
    Paz e Bem!!!!

    ResponderExcluir
  17. Padre Fábio de Melo,a sua Benção,parabéns pelas mensagens Natalinas,um Santo Natal pro Senhor.amada de Deus

    ResponderExcluir
  18. neste Natal, comemore a vida de Jesus,sem comer o présepio.


    Abraços Nival.

    ResponderExcluir
  19. obrigado pe Fabio, pela maneira silenciosa, que o Sr toca em nossas vida...é verdade Pe como você disse, não sabemos. Mais a felicidade mais fecunda é aquela que acontece no silêncio...
    obrigado por você existir.

    ResponderExcluir
  20. Pde Fabio de Melo, com todo respeito que lhe é merecido, digo que o Sr.é uma criatura de Deus...por isso apaixonante! A sua beleza exterior representa a maior, a única...a beleza escondida, aquela que não vemos, apenas sentimos...a beleza da alma. Eu tenho o privilégio de pertencer a um momento no mundo em que passaram pessoas ricas, iluminadas, especiais. Umas já se foram, outras estão por aí para nos encantar, ensinar, fortalecer,fazer vibrar os nossos corações ratificando o que Jesus nos ensinou. O Sr.padre, é uma delas.
    Pde...o Sr. tem um legado de fé a cumprir. Esse é o seu papel nesse momento. Queira Deus que seja longo.
    Desejo ao Sr. um Natal feliz.
    Um abraço.
    S.Ayres

    ResponderExcluir
  21. Padre Fabio, se as pessoas ousassem fazer a metade do que o Senhor escreveu nesta mensagem, com certeza o mundo ficaria melhor.Desejo que DEUS continue iluminando o senhor

    ResponderExcluir
  22. Pe. Fabio o senhor é a luz da minha vida, sempre me mostrando aonde devo estar, Que DEUS esteja sempre iluminando a sua vida!!!!!!
    Linda mensagem......

    ResponderExcluir
  23. O senhor sem duvida alguma,é um enviado de Deus,pra fazer a nossa vida muito melhor.

    ResponderExcluir
  24. PE> OBRIGADA POR SER O PROPRIO JESUS AQUI NA TERRA PARA NÓS TE AMAMOS RESE POR MINHA FAMILIA

    ResponderExcluir
  25. Padre Fabio sua benção!Que linda Mensagem!!Como me emocionei!Que Jesus lhe ajude a montar esta Arvore tão bela que desejas!O Senhor vai conseguir tenho certeza, assim como consegui tocar o coração de tantas pessoas que lhe assiste pela TV ou leem os seus livros como também assiste seus dvd.Assisto Direção Espiritual ou pela Canção Nova!Saiba a cada Palestra vamos nos transformando em seres humanos melhores. Me emociono muito quando fala deD .ANO! que LINDO OS DOIS! O Silencio de D. Ana me Emociona.Obrigada Padre por está a cada dia um ser humano melhor.Muita Paz e Luz que Jesus e Maria esteja sempre do seulado e que o divino espirito santo lhe ilumine sempre!!!Um Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  26. DESEJO TUDO DE BOM EM SUA VIDA,´POIS O SENHOR ME FEZ VER COISAS MARAVILHOS COMO CRISTÃO E SER HUMANO!!! SÓ TENHO A DIZER: OBRIGADA! OBRIGADA!!!OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  27. OBRIGADA PADRE PELA ÁRVORE DA VIDA. A SUA BENÇÃO!...SÃO NICOLAU VIROU COMERCIO DA MÍDIA...FELIZ NATAL PARA O SENHOR PADRE FÁBIO E PELA MENSAGEM E O TITULO DA MENSAGEM.* FELIZ NATAL PARA O SENHOR E PARA TODOS.* E QUE MARIA POSSA RECLINAR O MENINO DEUS NA MANJEDOURA DE MUITOS CORAÇÕES.* AMÉM!

    ResponderExcluir
  28. Pe. Fábio eu realmente não tenho palavras que expressem o que o Sr. toca nos corações...só sei que vem de Deus! obrigado pela sua vida, cuida bem dela pq o Sr. é instrumento de Deus para nós!

    ResponderExcluir
  29. Padre Fábio de Melo
    Desejo que seu coração continue sendo um Presépio e sua vida um eterno Natal.Tive a alegria de conhecê-lo no RJ
    Feliz Natal para sua Mãe e familiares
    Irmã Maria Letícia do sagrado Coração OIC

    ResponderExcluir
  30. Essa frase me inspirou:Neste Natal não quero mandar cartões. Tenho medo de frases prontas. Elas representam obrigação sendo cumprida. Prefiro a gratuidade do gesto, o improviso do texto, o erro de grafia e o acerto do sentimento. A vida é mais bonita no improviso, no encontro inesperado, quando os olhares se cruzam e se encontram.
    Ele falou muito bonito!

    ResponderExcluir