quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Feira da Natividade 2008


Aconteceu domingo, dia 07/12, no centro de São Paulo, a abertura oficial da 6ª edição da Feira da Natividade. O palco do evento, montado no boulevard da Avenida São João, recebeu grandes nomes da música, como Agnaldo Rayol, padre Fábio de Melo, Érica Rodrigues, o cantor Donizeti, diversos artistas da televisão que deram sua contribuição social ao evento, além do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, que fizeram a abertura oficial do presépio deste ano, cujo tema é os 100 anos da Imigração Japonesa.

A festa teve início às 16h do domingo e a banda Central foi a primeira a subir ao palco, animando o público ao som de muito pop rock. Eventos como esse “são muito bacanas, pois lembram e celebram o Natal, unindo música e religião”, garante o vocalista Giuliano Dias. Em seguida, a cantora católica Marília Mello apresentou ao público as músicas do seu primeiro CD, Novo Caminho. Ela se surpreendeu com o tamanho do local: “Eu já tinha feito shows em lugares grandes, mas não como este”. Para ela, cada apresentação tem sempre a intenção de “levar a palavra de Deus a todas as pessoas”.



Na seqüência, a cantora Lilian Brito assumiu o comando da festa e cantou algumas composições de Walmir Alencar, como “Diante do Rei” e “Como és Lindo”. Ela comentou a importância da feira na evangelização: “Hoje em dia, o mundo desvia as pessoas de Deus e eventos como este conseguem uni-las e dar a esperança que falta em seus corações”.

E para reforçar a mensagem deixada pela cantora, o Padre Fábio de Melo se apresentou e fez o público cantar sucessos como “Vida” e “Tudo é do Pai”. Em seguida, atores da TV Globo e da rede Record partilharam o palco com o padre para fazer um desfile com as camisetas criadas pelo artista plástico Roberto Camasmie especialmente para o evento. Segundo ele, as pessoas que adquirirem as peças “são anjos da guarda que vão perdurar durante todo o ano”, afinal, ajudarão uma causa nobre.



Entre os atores estiveram: Paula Burlamaqui, Raymundo de Souza, Fernanda Rodrigues, Eri Johnson, Iran Malfitano, Alexandre Schumacher, Isadora Ribeiro, Pedro Malta. Mas um destaque especial ficou para o ator Marcos Winter, um dos fundadores e membro da diretoria do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT), um dos organizadores da feira. Ele comentou o trabalho da instituição: “O CEAT é responsável por 30% das carteiras assinadas de São Paulo e a feira é a coroação do trabalho de capacitação e recolocação profissional realizado ao longo de cada ano”.

Presépio e encerramento
Após a apresentação das camisetas, os artistas foram até o Vale do Anhangabaú, para a inauguração do presépio. A cerimônia também contou com a presença do prefeito Kassab e de dom Odilo, que desejaram feliz Natal aos presentes. “Que a Feira da Natividade ajude o povo de São Paulo a perceber que Jesus Cristo veio para ser amigo de todos, que precisam de consolo e conforto”, disse o arcebispo. O cantor Agnaldo Rayol se apresentou no próprio presépio e cantou seus grandes sucessos “Mia Gioconda” e “Ave-Maria”. Ele também dividiu o palco do presépio com a cantora Érika Rodrigues, para cantar “Sonda-me” sucesso na voz dos dois que estará no próximo disco da cantora. “É sempre muito legal cantar com o Agnaldo que é uma das maiores vozes desse país, com 50 anos de carreira”, elogiou Érika.
Na seqüência, ocorreu uma apresentação especial do presépio, com muita luz, cores e beleza, envolvida por uma encenação teatral relativa aos 100 anos da Imigração Japonesa ao Brasil. E para encerrar a primeira noite de shows do evento, o cantor sertanejo Donizeti divertiu o público com suas canções animadas, cantando, inclusive, com sua filha de 14 anos, Bruna Garcia, que inicia os passos na música country.
Daniel Reis e Priscila Mortensen

Feira da Natividade... O que é???

Foi na companhia de Lênin que Jorgette Oliveira, presidente executiva do Ceat (Centro de Atendimento ao Trabalhador), imaginou como seria um evento que unisse as pessoas em torno das comemorações natalinas, associadas a um tipo de economia menos mercantilista e mais solidária. Na Rússia, em meados de 2002, nascia a idéia da Feira da Natividade.

De volta ao Brasil, Jorgette, uma empreendedora social que transforma tudo em que se envolve em sucesso, começou a amadurecer a idéia de como concretizaria o encontro entre economia, entretenimento e o resgate do Natal como fonte de solidariedade e de alegria. Não demorou até reunir uma equipe competente para fazer um trabalho inovador e, por isso mesmo, a ser formatado ali, na prática.

A Arquidiocese de São Paulo aprovou a idéia e a parceria estava formada. Aberta à população em 2003, a 1ª Feira da Natividade ocorreu no Espaço de Convenções do Anhembi. Foi o primeiro encontro entre muitas pessoas com objetivos semelhantes, o que resultou em entretenimento, compras a preços acessíveis e na celebração do Natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário