quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Semeador, a Semente e os Solos

Esta é uma das três únicas parábolas registradas em mais do que dois evangelhos, e também é uma das únicas que Jesus explicou especificamente. Precisamos meditar cuidadosamente sobre essa história.

A história em si é simples:

"Eis que o semeador saiu a semear. E ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as av es do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e, estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um" (Lucas 8:5-8).

A explicação de Jesus é também fácil de entender:

"A semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração retêm a palavra; estes frutificam com perseverança" (Lucas 8:11-15).

Alguém ensina as Escrituras a várias pessoas; a resposta dessas pessoas depende do estado do coração delas, isto é, de sua atitude.

(e você... já cuidou do seu solo hoje?)


Nenhum comentário:

Postar um comentário