quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ponderações Orkúticas...

Tenho observado em várias comunidades do Orkut até onde pode chegar a falta de informação alimentada pelo senso comum.

Muitos são os que falam sem ter qualquer conhecimento de causa sobre o que estão falando. Os caminhos da informação bem fundamentada, quando pertinente, não são tão difíceis assim. No máximo, dão um pouquinho de trabalho. Mas parece que acomodar-se em achismos cansa menos e rende muito mais assunto.

Falam sem saber das condições que norteiam os votos de castidade, pobreza e obediência. Sem saber a diferença entre Diocese e Congregação. Sem a mínima idéia do que a Igreja pensa, cobra e dá. Sem sequer tentar saber. Apenas consideram que padre que é padre, tem que ser ostensivamente desprovido de bens, vaidades e vontades. Tornando-se um depositário das fantasias medievais que os revestem em áuras angelicais de santidades perfeitas.

Há muito tempo ascetismo e privação deixaram de ser sinônimo de santidade e religiosidade. Hoje, sabemos que muito mais importa o que fica por dentro do que o que passa por fora de nós.

Posso estar enganada (e se alguém souber de algo que me desminta, por favor, me corrija) mas creio que qualquer um, incluindo-me nessa, que seja um profissional de grande sucesso, competente, bem-sucedido, como ele o é (e isto é fato), podendo estabelecer uma qualidade de vida um pouco melhor, para si, para sua família e, quiçá, para muitos outros, não o fará para provar para Deus suas boas intenções? E aí viveria em uma palafita, vestindo-se de trapos, alimentando-se de restos, e andando de jegue? ou nem isso, já que bicho dá despesa?

Não creio que Deus queira isso como prova de amor. Bem como também não acredito que Deus se alegre com a vida de quem assim foi colocado a viver por seus calvários humanos. E se, por acaso, alguém assim viver por opção, que não seja para exibir sua santidade e bondade nos altares da vida. O clichê aqui bem cabe: de boas intenções o inferno está cheio.

Presbíteros são homens escolhidos, mas são homens e sempre o serão. Homens têm suas misérias e riquezas estejam eles onde estiverem na escala social.

Fábio José de Melo Silva É padre. Quem o conhece um pouco sabe perfeitamente que isso é condição primeira e fundamental de tudo o que ele faz, de tudo o que fala, pensa, sente e proclama. O evangelho é e sempre será seu princípio, seu meio e seu fim. O resto, é consequencia.

Seu jeito humano de ser em momento algum dissocia-se de seu sacerdócio. Mas parece que suas misérias, as quais espreitamos entre as frestas que sua autenticidade deixa perceber, são mais importantes que as riquezas que temos recebido de suas mãos. Ele tem sido luz em muitas vidas, que vozes com intenções duvidosas insistem em querer transformar em trevas.

Pessoalmente, não vejo problemas quanto ao jeito que ele vive sua vida, que somente a Deus cabe julgar. Ademais, prefiro cuidar da minha, com as direções que encontro no que Jesus me fala através dele.

Aliás, creio que é por esse motivo que Jesus o escolheu e colocou onde está, para que possamos aprender a cuidar um pouco melhor da nossa vida...

A paz...

Carla Balthazar



5 comentários:

  1. Adorei o texto.

    E quero agradecer por postá-lo.

    Fazia parte do orkut há quase um ano e resolvi sair. Cansei de tanta hipocrisia e, como você mesma disse, total falta de informação (comodismo mesmo) de algumas pessoas que baseando-se em seus achismos e preconceito (uma vez que não requer esforço e muito menos inteligência para isso) postam qualquer bobagem e sujeira. Julgando os outros baseando-se em suas próprias vidas.

    Só que estas se esquecem de que o Padre Fábio (faço questão de escrever Padre com letra maiúscula) não foi feito à imagem e semelhança destes que tristemente gastam seu tempo escrevendo asneiras.

    Eu fiquei muito indignada com duas coisas em especial postadas ano passado. E no ímpeto de minha indignação não contive minha revolta e escrevi tudo quanto era necessário para ver se as pessoas colocavam um pouco a cabecinha medíocre delas para funcionar e não ficar escrevendo infâmias de um homem consagrado e que merece todo o respeito.

    Bernadete

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla! Que bom ler este teu comentário, também penso que algumas pessoas passam tempo demais cuidando da vida dos outros, especialmente da vida do Pe. Fábio que tem mostrado e sido Jesus na vida de tantas pessoas que se permitem prestar um pouquinho de atenção no que ele fal. Há uns 4 anos tive a graça de ouví-lo e não deixei mais de acomnpanha-lo pelos CDs,DVDs e TV, parei de fumar, mudei meus hábitos de vida. Sou mais feliz, rezo mais, amo mais, Obrigado Deus por nos ter dado o Pe. Fabio, digo todos os dias em minhas orações.
    Maria Fátima - Palmas TO

    ResponderExcluir
  3. Algumas pessoas vieram ao mundo para espalhar o ódio,fomentar intrigas e difamar os outros. Só sabem fazer isso,pois se deixarem de observar a vida alheia, não terão o que fazer.Não possuem vida própria.
    Já postei muitas vezes em algumas reportagens tolas com comentários precipitados que temos de acabar com o esteriótipo de que cristão não possui vida cultural, não gosta de se vestir bem,etc.
    Vou à missa, participo dos sacramentos, mas vou ao teatro, cinema, show.
    Escuto músicas católicas, mas amo mpb.Sou dizimista, pratico a caridade, mas gosto de vestir-me bem.Sou humana.O céu é a nossa casa, mas temos que ser felizes enquanto estivermos por aqui.
    A eternidade é a nossa herança, mas devo lutar por melhores condições de vida, afinal trabalho muito para isso...
    Acabar com a pobreza e desigualdade no mundo é tarefa de todos e não apenas dos religiosos, leigos e consagrados.
    Observo algumas pessoas indignadas porque o papa se veste com roupas de grife, os sacerdotes e bispos que se vestem bem como se isso fosse pecado.
    Pecado é o que os políticos fazem o dinheiro público, ao invés de melhorem a qualidade de vida do povo, disperdiçam em benefício próprio.
    O dinheiro existe e a miséria não acaba porque os políticos não utilizam-no de forma correta e honesta.
    Certa vez, escrevi em um blog que o vestuário, a marca de carro do pe. Fábio não me interessava, primeiro, não foram comprados com o dinheiro da igreja, e sim, com o seu trabalho como escritor e cantor.Segundo,o hábito não faz o monge, conheço muitos religiosos que se vestiam com roupa tradicional e já largaram a igreja faz tempo e em situações embaraçosas...
    Perfeito só teve um e foi crucificado e terminei dizendo que poderiam falar o que quisessem e não conseguiriam o que estavam querendo, difamar a imagem do padre, pois quando a obra é de Deus, podem vir ataques de todos os lados, mas a obra permanece, pois quem o guarda é Deus, citei como exemplo a própria igreja católica, sofreu inúmeros ataques, mas permanece de pé...
    Não devemos dar importãncia a essa gente, pois o que os incomoda é que quanto mais eles tentam criticá-lo, mais pessoas são tocadas por Deus através de seu ministério.
    Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  4. Carla, que texto maravilhoso, bem colocado e q disse tudoooo! amei! A sua visão é o q todos precisam ver... sem sombra de duvida mto bem colocado. Parabéns!!! Bj

    ResponderExcluir
  5. Carla, que texto maravilhoso, bem colocado e q disse tudoooo! amei! A sua visão é o q todos precisam ver... sem sombra de duvida mto bem colocado. Parabéns!!! Bj

    ResponderExcluir