quarta-feira, 1 de abril de 2009

Matéria do Diário de São Paulo

Por um minuto de silêncio
Gritaria das fãs nos shows faz o padre Fábio de Melo pedir para que o público se cale

Virgínia Garbin


A histeria das fãs com o padre Fábio de Melo, de 37 anos, são típicas de um pop star. Nos shows, o maior vendedor de discos do país, com 542 mil cópias comercializadas do CD "Vida", tenta se portar como um músico em começo de carreira. No entanto, às vezes age como uma celebridade que ainda não se acostumou com o asséido do público.

No último domingo, o DIÁRIO assistiu a apresentação do sacerdote no ginásio da Escola Salesiana São José, em Campinas, a 100 km da capital. Por la se viu uma estrutura que não pecou pela simplicidade - efeitos de luz e som eram caprichados. As canções de "Vida" ganharam uma roupagem mais empolgante. Se não fosse pelas letras, dava para esquecer que a apresentação era feita por um religioso.

Os hits "Vida", "Tudo é do Pai" e "Humano Demais" eram os mais cantados. Para levantar o público de cerca de 8 mil pessoas, entre uma música e outra, o sacerdote aproveitava para contar histórias com mensagens positivas. As mulheres - maioria entre os presentes - choravam copiosamente a cada parábola.

Bilhetes e presentinhos
Apesar do clima de paz, os seguranças tiveram que ser enérgicos. A mulherada chegava cada vez mais perto do palco com máquinas fotográficas, bilhetes e presentinhos. Intimidado, o padre pediu que parassem de chamá-lo, enquanto falava sobre a importância da família: "O que eu tenho para dizer neste momento é mais importante que os chamados de vocês".

Este é um sinal que Fábio não quer assumir a fama de "padre-galã". "Não gosto do apelido. Com ele fico limitado a um estereótipo", explica. "Não curto a histeria e a tietagem porque elas me tiram do prumo, do meu caminho e da minha música", completa o religioso, que marcou shows para os dias 5, 6 e 7 de junho no Credicard Hall, na Zona Sul da capital.


Mulheres e jovens são maioria
Na plateia do padre Fábio de Melo, domingo em Campinas, as mulheres eram maioria. Além do charme do religioso, elas também eram motivadas pelo seu discurso positivo. "Ele não prega o catolicismo, vai mais além e conversa sobre o crisitanismo que é muito mais abrangente e interessante", explicou a jornalista Patrícia Amaral, que foi com o marido Carlos Alberto.

Perto de Patrícia, estava o técnico em mecânica Robenildo Norberto, de 22 anos, acompanhado da mãe, a costureira Rita da Silva Norberto, de 47 anos. Para ele, o religioso faz sucesso por aquilo que prega e por ser um padre jovem, com ideias modernas. "Gosto daquilo que ele fala. Enaltece a fé católica e nos dá esperança. É impossível não se identificar com as mensagens e com as músicas que são bem animadas", conta o rapaz.


Obs.: Todo conteúdo foi transcrito pelo blog, uma vez que não foi disponibilizada a versão digitalizada no site do jornal. As fotos que acompanham a matéria, de autoria de Marco Venicio, serão publicadas assim que estiverem disponíveis.

Fonte: O Diário de São Paulo (30/03/2009)

5 comentários:

  1. Pessoal estive no show em campinas, sentei na primeira cadeira ao lado do palco e da passarela, em momento algum vi histeria a que o jornal se refere, teve sim uma enorme confusão na entrada mais por falta de organização pois a fila se formou mto cedo sei disso porque fui a primeira da fila e fui pra la as 11 da manha, o que aconteceu é que as portas não estavam abertas e formou um tumulto do lado de fora do ginasio, porque ninguem que ficou quase 10 horas na fila quer pegar um lugar no fim do palco, as pessoas o chamavam mais com o maior respeito, em momento algum ví qualquer coisa que pode ser considerada histeria com relação a ele, pode ate ser que alguem estivesse ali pra ver o artista mais a grande maioria estava ali para ver homem de Deus, um sacerdote que por algum motivo de fé os trouxe ate ali...

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi!

    Também estive no show de Campinas... nas primeiras filas.
    Histeria talvez tenha sido um termo um pouco exagerado, mas a verdade é que alguns ânimos estavam exaltados, sim, mas que, de maneira nenhuma pode ser encarado como o comportamento da maioria, como quis dizer o jornal.
    Padre Fábio apenas interveio pois não estava conseguindo falar diante da insistência de alguns. Nada demais. Apenas necessário.
    Tanto que no final ele perguntou pelos presentes às pessoas envolvidas... e tudo ficou bem...
    No mais... creio que todos saímos enlevados, sejam quais forem os motivos que nos levaram ali... Jesus falou mais alto que tudo...
    E isso é o que importa...

    paz...

    ResponderExcluir
  3. O ministério de Pe. Fábio não é apenas o cantar, mas levar a boa nova a toda essa humanidade. Essas mulheres que vão ao show do Padre e apenas o enxergam como o galã da vez estão perdendo seu tempo. Lembrem-se, antes de tudo ele é um sacerdote, mereçe respeito por onde for.

    ResponderExcluir
  4. Pelos comentários acima pude perceber que houve exagero no que disse a matéria. Pois é, na visão desses veículos contará sempre o que polemiza mais para assim vender mais.

    Como disse o amigo acima o ministério do pe. Fábio não é apenas o cantar. É muito mais. Só que a mídia focará apenas o artista. As brechas que surgirão nesse meio (entre uma matéria e pergunta imbecis e outra) para que ele evangelize serão poucas.

    Para todos ele começou ontem e foi lançado pela Som Livre para vender muito.

    Poucos sabem que em 2003 ele já havia recebido um convite de uma grande gravadora que foi recusado na época. Bem como há mais de 10 anos (se não me engano) recebeu um convite para assinar com uma grande editora. Convite também recusado.

    Ele não faz nada no ímpeto. Nada na euforia. Não é um deslumbrado.

    Quanto as palavras ditas pelo padre são para lembrar os esquecidos de que ele não se esqueceu o que foi fazer lá. Não foi para ouvir gritinhos e receber bilhetinhos.

    Quem foi para ver padre bonito, como algumas mulheres e o jornal em questão, perdeu a oportunidade de ser tocado por Deus através das palavras desse jovem sacerdote.

    Bernadete

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    Sou mulher e sinto-me envergonhada ao ver o comportamento de algumas.
    A verdadeira beleza do pe. é a divina, a Palavra que anuncia, as músicas, os livros,etc. É Jesus sendo conhecido e amado, o padre é apenas o instrumento usado por Ele.
    Infelizmente, algumas dessas histéricas são católicas, mas fazer o quê?
    Mas sabemos que esta infantilidade passará e o que realmente enxergarão neste ser iluminado por Deus é a força do evangelho,seja nas palestras,homilias,músicas,livros.

    ResponderExcluir