quinta-feira, 19 de novembro de 2009

África do Sul - 2º dia...

19 de novembro
Johannesburg - Sun City
Chegada a Johannesburg, recepção e traslado a Aldeia Cultural Lesedi para uma visita com almoço e show incluídos. À tarde, traslado a Sun City, famoso complexo de hotéis de fama internacional, um luxuoso resort com cassino, construído em um vale encravado nas Montanhas de Pilanesberg.



Um pouco mais sobre a Aldeia Cultural Lesedi

Para divulgar a diversidade cultural das diferentes etnias sul-africanas, foram construídas vilas multiculturais próximas a reservas e das grandes cidades da África do Sul. Algumas ficam dentro ou ao lado de lodges (pousadas). É o caso da Lesedi African Lodge, a 40 km do centro de Johannesburgo. A atração serve como uma aula sobre os verdadeiros pioneiros sul-africanos.
Na Lesedi, a visita começa com exibição de vídeo que explica as diferenças das etnias. Diferenças essas que são conferidas por um passeio de duas horas pelas réplicas das tribos. O tour é comandado por tradicionais contadores de história africanos. Eles guiam grupos de visitantes pelas cabanas rurais (também conhecidas como rondavels). Cada uma mostra os costumes de uma etnia.

Os descendentes encenam histórias como a dos guerreiros zulus. A etnia mais atraente, pelo exotismo, é a Ndebele. Uma das marcas registradas da tribo Ndebele é sua arte-mural, que cobre as paredes (internas e externas) das casas com desenhos gráficos supercoloridos. Um detalhe: apenas as mulheres desenham.

As cabanas têm pinturas geométricas e coloridas na parede. As mulheres são diferenciadas das solteiras pelas pesadas argolas douradas no pescoço e nas pernas. Quanto mais argolas, mais rico é o marido dela. Para quem faz questão da autenticidade, visite a aldeia Ndebele localizada em Botshabelo, a 10 km de Middleburg.

De volta à Lesedi, a penúltima etapa do passeio é uma amostra das danças sul-africanas. As mulheres dividem o palco com os homens, embaladas por ritmos fortes. As pancadas nos instrumentos de percussão lembram um misto de escola de samba com Olodum. Por fim, os turistas são convidados a integrar o show. O melhor é entrar no clima e dançar de mãos dadas com os artistas.



Clique aqui e saiba como fazer seu cadastro para as próximas viagens...

Uma parceria...



Nenhum comentário:

Postar um comentário