terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Amizade Amadurecida


“Uma das características da infância é a incapacidade de dividir coisas. Uma criança não pode dividir porque não se possui, porque ainda não sabe o que ela é. Você começa a identificar a maturidade, a partir do momento que uma criança consegue perceber as regras de um joguinho.

A maturidade faz parte de um processo. Em um processo não podemos queimar etapas. Ele é lento, chato e demorado. Uma criança passa por um momento de amadurecimento a partir do momento que começa a brincar.

A maturidade acontece, quando tomamos posse do que nós somos, para aí então poder nos dividir com os outros. Isso faz parte do processo de maturidade.

Não nascemos amando, pelo contrário, queremos ter a posse dos outros. Essa é a forma de amar da criança, pois ela não consegue pensar de maneira diferente. Ela não consegue entender que o outro não é ela. Quantas pessoas já adultas pensam assim, trata-se da incapacidade de amar, falta de maturidade.

Todos os encontros de Jesus levam a implantação do Reino de Deus. Mas só pode implantar esse reino quem é adulto, que já entende que só se começa a amar a partir do momento, que eu não quero mudar quem eu amo.

Geralmente quando tememos alguém ruim ao nosso lado, é porque nos reconhecemos naquela pessoa. Jesus não tinha o que temer porque era puramente bom, por isso contagiava os que estavam ao seu lado.

Na maturidade de Jesus você encontra a capacidade imensa de amar o outro como ele é. Amar significa: amar o outro como ele é. Por isso quando falamos em amar os outros, podemos perceber o quanto deixamos de ser crianças. Devemos nos questionar a todo o momento quanto a nossa maturidade.

A santidade começa na autenticidade. Por isso Jesus nos pede para ser como as crianças, que são verdadeiras e simples. É nisso que devemos manter da nossa infância e não a forma de possuir as coisas para si.

Você tem condições para perceber a sua maturidade. É só observar se você é obediente mesmo quando não há pessoas ao seu redor. Você não precisa que ninguém te observe, pois você já viu aquilo como um valor.

Pessoas imaturas sofrem dobrado. Pessoas imaturas querem modificar os fatos, pessoas maduras deixam que os fatos os modifiquem. A maturidade nos faz perceber que não podemos mudar os fatos. Um imaturo ganha um limão e o chupa fazendo careta. O maduro faz uma limonada com o limão que ganhou.

Muitas vezes os nossos relacionamentos de amizade são uns fracassos porque somos imaturos. Amigos não são o que imaginamos, mas o que eles são e com todos os defeitos. Amizade é processo de maturidade que nos leva ao verdadeiro encontro com as pessoas que estão ao nosso lado. Elas têm todos os defeitos, mas fazem parte da nossa vida e não a trocamos por nada deste mundo. Isso porque temos alma de cristão e aquele que tem alma de cristão não tem medo dos defeitos dos outros, porque sabe que aqueles defeitos não serão espelhos para nós, mas seremos um instrumento de Deus para ele superar esse defeito.

Padre só pode ser padre a partir do momento que é apaixonado pelos calvários da humanidade.

Se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de ver-se.

Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança.

O anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja.

Amar alguém é viver o exercício constante, de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.

Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora que forem embora as suas utilidade, você vai saberá o quanto é amado.

Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz.

O convite da vida cristã é esse: que você possa ser mais do que você faz!



Transcrição, áudio e fotos: Renan Félix
Canção Nova - Homilia PHN - Julho 2007



7 comentários:

  1. BOA NOITE,
    TENHO VISTO O PROGRAMA DO PE. FÁBIO E PELAS SUAS PALAVRAS,TENHO A IMPRESSÃO DE QUE A EXPOSIÇÃO DE SUA EVANGELIZAÇÃO NA IMPRENSA BRASILEIRA,IMEDIATISTA E ARTIFICIAL, DEIXOU-O UM TANTO DECEPCIONADO...
    TALVEZ ALGUMAS REAÇÕES OBSOLETAS E PRECIPITADAS DE ALGUNS, FELIZMENTE UM NÚMERO REDUZIDO, QUE NÃO ENXERGAM A SUA ESSÊNCIA LEVEM-NO A DESISTIR DE CONTINUAR A EVANGELIZAÇÃO FORA DO SEGMENTO CATÓLICO.
    VOCÊ SABE DE ALGUMA COISA? ESSA POSSILIDADE EXISTE?
    SERIA LASTIMÁVEL SE ISSO ACONTECESSE...
    SINTO QUE DEVEMOS REZAR MUITO POR ELE...

    ResponderExcluir
  2. Olha, acho que a midia está sendo muito maldosa com o padre Fabio, assim como foi com o padre Marcelo, no inicio. Preocupar-se com a "sua bela estampa de padre-galã" ou com as suas roupas e acessórios "de grife" é de uma pequenez e hipocrisia sem tamanho.Mas aí é que eu acho que chegou o momento de Padre Fabio se poupar um pouco, selecionar bastante a qual meio de comunicação vai se apresentar ou conceder entrevista e não se sujeitar a responder perguntas maliciosas do tipo "se é assediado por fã" e essas besteiras. Fico pensando se ele não deveria também aparecer mais em trajes de celebração, celebrando eucaristia, pois eu mesma ainda não o vi na televisão celebrando nenhuma missa...

    ResponderExcluir
  3. Meu lema "O hábito não faz o monge"
    e não é o fato de o padre aparecer vestido de batina que modificará as frivolidades da mídia, haja vista como a pessoa acima lembrou, o pe.Marcelo sempre usou as vestes sacerdotais e foi execrado.
    A mim pouco importa se suas roupas são de grife, afinal se forem, são compradas com o seu próprio suor e não com o dízimo da igreja.
    As pessoas pensam que por sermos cristãos devemos vestir trapos.
    Que preconceito! Somos pessoas normais, gostamos de nos vestir bem, ir ao teatro, cinema, assim como a missas,etc.
    Eu não me deixo levar por nenhuma reportagem tendenciosa,nada do que disserem mudará a minha opinião.
    O padre não é membro da Canção Nova,apenas apresenta o programa, participa dos acampamentos onde algumas vezes celebra a missa.
    Quem quiser vê-lo celebrando terá que ir a Taubaté onde está situada a sua diocese.
    Torço para que ele não desista de continuar a evagelização fora do segmento católico,pois o Rosa de Saron também gravou com a Som Livre
    e há notícias de que outros cantores também assinarão contratos
    com esta gravadora.
    A música católica precisa ser reconhecida, valorizada, há muitos necessitados de se encontrarem com Deus.Não podemos entregar os pontos devido a essas reportagens reducionistas e sem conteúdo.
    Talvez baste apenas que o padre selecione a quem deve conceder entrevistas.Acredito que irá fazer isso, pelo menos foi o que deixou subentendido em seu programa.
    E como o padre afirmou neste artigo, amigos aceitam o outro como ele é, não devemos fazer do outro o que nós queremos que ele seja.Nada de gaiolas, gente.
    Se algo deve ser mudado, Deus se encarregará disso.

    ResponderExcluir
  4. O padre Fábio celebrou sim muitas Missas na TV Canção Nova. É bom ficar de olho nos acampamentos e Kairós que tem na emissora.

    Teve um acampamento no qual o padre celebrou 3 Missas no final de semana.

    E em Taubaté li que ele celebra em comunidades rurais.

    Os paramentos litúrgicos são para as Missas. Quanto à batina (que ele não tem uma vez que tem formação dehoniana e estes não usam batinas) ou o clergyman são bobagens. O chamariam de galã do mesmo jeito. E concordo com o comentário de que ele seria execrado como o pe. Marcelo que sempre se apresentou com o clergyman.

    Hipocrisia sem tamanho mesmo!

    O pe. Zezinho em sua juventude também foi chamado de padre galã e acusado de cantar por vaidade.

    Não usava batina e nem colar clerical. Vestia-se como os jovens de seu tempo e fazia músicas para eles. E isso foi há mais de 40 anos atrás. Passado tanto tempo ainda existem pessoas que se prendem às aparências e vivem a total infantilidade de achar que os outros tem de ser aquilo que gostariam que fossem. Ou ainda, exigem dos outros posturas que eles mesmos (os críticos) não tem coragem de assumir.

    O pe. Fábio é um precioso instrumento de Deus. Não caiu de pára-quedas. Tem muito tempo que ele trabalha com música para evangelizar. Ele demorou 5 anos para assinar um contrato com uma gravadora e mais de 10 para assinar com uma editora que não fossem do meio católico.

    Não foi depois do DE que gravadora e editora seculares se interessavam pelo trabalho dele. Ele esperou, pois entendeu que deveria se preparar.

    Só que infelizmente a grande maioria dos meios de comunicação está mais preparada para mostrar lixo e reduzir quem quer que seja a isso.

    Mas como o próprio padre disse, eles não estão querendo evangelizar. Não é esse o foco. O foco é entreter. É ter audiência e vender. Nós é que temos de aproveitar a brecha para falar sobre o que acreditamos. E ainda ele acrescentou que só irá a um lugar se Jesus puder entrar pela mesma porta que ele.

    ResponderExcluir
  5. Alguns trechos de Missas celebradas pelo pe. Fábio para quem ainda não viu.

    Fiquem com Deus!


    http://www.youtube.com/watch?v=m425lBm3Pt0&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Hhj_ck-lRQY&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=qcdMBdAkZGU&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Xfoq6LCHLhw&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=SUJa1hEX3ZY

    http://www.youtube.com/watch?v=tqhxbAZlhxE

    http://www.youtube.com/watch?v=kUdFXInqeqI

    http://www.youtube.com/watch?v=odw9jjdy-4U&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=UjJwPnwtCNM&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=5VUYxJU1_7U&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=KUuA_8MAov4&feature=related

    ResponderExcluir
  6. Quanta maldade há nas pessoas,pra q ficar se importando com o vestuário do Padre, se a essência dele é maravilhosa, se o q ele nos transmite é capaz de nos tirar da depressão, como aconteceu comigo, prq vejo a "alma" e não fico julgando, porque com certeza na prestaçao de contas dele com Deus, Ele não levará nada, além do bem que ele tem feito, com sua inteligência, sabedoria.Ou querem ele maltrapilho na televisão?

    ResponderExcluir
  7. Vocês que gostam tanto de falar de expor suas ideias muitas vezes até filosofando porque não se identificam , não expoe também os seus nomes?? não acreditam no que falam?? OU ACHAM??
    É tanto achismo!!

    ResponderExcluir