segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Matéria do Jornal "A Gazeta'

O padre é pop


Tiago Zanoli
tgarcia@redegazeta.com.br
15/01/2009

Hoje parece distante, mas, até quatro décadas atrás, ainda se rezava missa em latim, com o pároco de costas para os fiéis. As transformações culturais e a evolução dos meios de comunicação traçaram novos caminhos para a Igreja Católica, que encontrou um grande aliado na mídia de massa. Nesse contexto, alguns padres alcançaram o status de pop stars, como Marcelo Rossi e o mais recente fenômeno Fábio de Melo.


Além de seus 11 discos terem vendido mais de um milhão de cópias, aonde vai, o padre Fábio de Melo arrasta milhares de fãs. Na última semana, o público lotou o Canecão, a mais tradicional casa de shows do Rio de Janeiro, durante a gravação do DVD "Eu e o Tempo" (que será lançado em breve).

Neste sábado, a partir das 20h, ele deve atrair uma multidão para o show que fará na Praia de Itaoca, em Itapemirim. O problema nas cordas vocais que enfrenta desde o fim do ano passado não o impede de peregrinar pelo país, desenvolvendo seu trabalho de evangelização.

Na apresentação deste final de semana, ele interpretará seus grandes sucessos, sobretudo o repertório de seu mais recente disco, "Vida", que já atingiu a marca de 500 mil cópias vendidas em todo o país, três semanas após seu lançamento, no final de 2008.

Origens

Cantor, compositor, poeta, escritor, professor e apresentador da TV Canção Nova, Fábio nasceu em 3 de abril de 1971, na pequena cidade de Formiga, em Minas Gerais. Criado em uma família muito religiosa, desde criança desejava tornar-se padre. "A figura do padre sempre disse muito ao meu contexto cultural. Eu via no padre uma pessoa feliz, realizada, fazendo o bem às pessoas. Quis ser também. Em 1987, fui conhecer o seminário de Lavras e, no ano seguinte, já ingressei", conta.

Antes mesmo de ser ordenado sacerdote, em 2001, Melo já havia lançado três CDs de músicas católicas, sendo a maioria das composições assinadas por ele. Sobre as canções que compõe, ele revela parte de seu processo criativo: "O cotidiano é minha fonte. A vida humana é minha matéria. Ou porque vivi, ou porque vi de perto."Apesar de reconhecer a importância da exposição midiática, que o aproxima ainda mais de seus fiéis, o padre admite que ela também é um tanto cansativa. "É muito bom celebrar em comunidades rurais, por exemplo, com pessoas que nem imaginam quem sou eu. Não há nada mais desgastante que máquinas fotográficas. Lá não existe esse desgaste. As pessoas só esperam que eu presida a celebração da missa", completa Melo, que atualmente é ligado à Diocese de Taubaté (SP).


Confira

Show - Padre Fábio de Melo
Quando: Sábado, dia 17, às 20h
Onde: Praia de Itaoca, itapemirim
Entrada Franca


Multimídia

Discos
Sucesso. Desde 1997, quando lançou o CD "De Deus um Cantador", Fábio de Melo já gravou 11 álbuns e atingiu a marca de 1,2 milhão de cópias vendidas. Seu disco mais recente, "Vida" (foto acima), lançado em 2008, vendeu 500 mil cópias e foi o terceiro mais comercializado no país.

DVD
Vídeo. Na semana passada, ele gravou o DVD "Eu e o Tempo", durante um show no Canecão, no Rio de Janeiro.

Televisão
Orientação. Todas as quintas-feiras, às 22h30, Fábio de Melo apresenta o programa "Direção Espiritual", transmitido ao vivo pela TV Canção Nova.

Livros
Palavras. Nos últimos cinco anos, publicou cinco livros, três deles em 2008, como "Mulheres de Aço e de Flores" (abaixo), em que explora diferentes aspectos do comportamento feminino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário