sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Matéria do jornalista Mauro Ferreira


Resenha de Show
Gravação de CD e DVD
Título: Eu e o Tempo
Artista: Fábio de Melo (em foto de Mauro Ferreira)
Data: 6 de janeiro de 2009
Local: Canecão (RJ)
Cotação: * * *


"Errou! Errou!", acusou o público com fervor religioso tão logo padre Fábio de Melo acabou de apresentar Contrários, uma das músicas incluídas na gravação ao vivo do CD e DVD Eu e o Tempo, realizada em show num superlotado Canecão (RJ) na noite de terça-feira, 6 de janeiro de 2009. Não, o padre não tinha errado. Não daquela vez. E a platéia sabia disso. Era apenas uma tentativa graciosa de fazer ele repetir o número. A cena dá bem a medida da adoração que o público católico devota ao padre-cantor, novo fenômeno do mercado fonográfico. O registro ao vivo foi arquitetado pela gravadora LGK Music no embalo das 540 mil cópias vendidas em 2008 de Vida, o 11º CD de Fábio, campeão de um mercado que amarga lucros descendentes. Foi por isso que, na noite de terça-feira, a indústria - da fé e do disco - funcionou a todo vapor. No palco-púlpito do Canecão, um líder carismástico (no duplo sentido) fez sua missa-show diante de fiéis que o adoram para gerar CD e DVD. Um registro feito no tempo litúrgico e no tempo da máquina fonográfica, com as devidas interrupções para repetições de músicas e para ajustes na imagem do padre popstar. E, como todo popstar, o padre já sabe como é importante afagar o ego do público fiel. Faz parte do show, o da fé.

Dirigido e roteirizado por Túlio Feliciano, nome recorrente na condução de shows de samba, o espetáculo de Fábio de Melo foi estruturado em cinco tempos litúrgicos (Pentecostes, Advento, Epifania, Quaresma e Páscoa). A cada mudança do tempo, um relógio era deslocado no fundo do cenário, de uma extremidade à outra do palco, para marcar a passagem. Poemas, relatos e textos filosóficos - sobre o amor, a amizade, Jesus e Deus - entrecortaram repertório que embaralhou cânticos religiosos com músicas conhecidas nas vozes de cantores profanos como Fábio Jr. - de quem o padre-xará reviveu Vida e Pai. Aliás, Pai teria rendido mais se seu arranjo fosse tão econômico quanto o de O Caderno, a sensível canção infanto-juvenil de Toquinho, entoada pelo padre apenas na companhia da guitarra de Ary Piassarolo e dos teclados de Maurício Piassarolo, pai e filho (o primeiro em participação especial) - como ressaltou Fábio, antes de convocar Ary ao palco.

Ágil na primeira metade do show, transcorrida sem erros, a gravação se tornou arrastada do meio para o fim com sucessivas repetições que evidenciaram ligeira falta de sintonia entre artista, músicos e equipe técnica. Ao todo, foram três horas de show. Ou de pregação, dependendo do ponto de vista. Alguns números, como Tudo É do Pai, foram acompanhados em catártico coro popular. Há os cânticos católicos que fazem jus à tanta adoração pelo bonito desenho melódico - em especial, Humano Amor de Deus. Outros se sustentam mais nas mensagens de fé, amor e perserverança. Entre hits religiosos e bissextas novidades em seu repertório, como Arvoreando e Cântico das Criaturas, padre Fábio soube conduzir sua missa-show com inegável carisma e voz agradável que, como ele mesmo avisou, não estava em sua melhor forma na noite da gravação do CD e DVD Eu e o Tempo. Cantor, compositor, escritor e professor universitário (pós-graduado em teologia), além de padre desde 2001, Fábio de Melo parece ter aquele algo mais que distingue as estrelas. Deve ser por isso que, para os fiéis, o tempo pára na presença do novo popstar católico...

Mauro Ferreira
Rio, 07/01/2009

Fonte: Blog Notas Musicais


5 comentários:

  1. Adorei o show. Que Deus abençoe o Pe. Fabio de Melo.
    Gemma

    ResponderExcluir
  2. Apenas pra quem chega sem conhecer de Liturgia, n/ houve celebração de missa, ato de renovação da presença de Cristo, presente na consagração de Pão e Vinho, no Corpo e Sangue de Cristo. Isso é Missa prezado jornalista.
    Sem mais, boa sorte no trabalho.

    ResponderExcluir
  3. N/ foi celebração de MISSA, a Santa Eucaristia, consagração do Pão e Vinho, no Corpo e Sangue de Cristo. Por favor, jornalista tem que saber o que escreve.

    ResponderExcluir
  4. Olá, anônimos!

    Concordo com vocês. Inclusive, no blog do jornalista já existem vários comentários solicitando a correção do artigo.
    Ele já foi devidamente advertido do específico que corresponde à uma MISSA.
    Mas até agora a matéria não foi corrigida.

    Quam quiser, pode entrar no blog do jornalista Mauro Ferreira e deixar um comentário.

    http://blogdomauroferreira.blogspot.com/2009/01/padre-fbio-grava-missa-show-no-tempo.html

    A paz a todos!!!
    Tenham uma semana abençoada!
    Carla Balthazar

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de tirar uma dúvida sobre a letra da música MARCAS DO ETERNO, onde por algums vezes percebo um duplo sentido na letra. Não sei se fala de um amor antigo, de um recente ou se é JESUS falando
    Se alguém puder me ajudar, agradeço...

    Cris./Paraná.

    ResponderExcluir