terça-feira, 7 de outubro de 2008

Padre Fábio no Círio de Nazaré

Círio de Nazaré 2008
'Em Belém de Maria, escolhemos a vida como missão'


A maior festa religiosa do país já é tradição na agenda de Padre Fábio de Melo, que faz questão de estar presente em todos os momentos da celebração.

O tema do Círio deste ano - 'Em Belém de Maria, escolhemos a vida como missão' - também pode ser uma boa expressão da missão do sacerdote, que tem doado sua vida para evangelizar através da sua arte.

A primeira procissão ocorreu em 8 de setembro de 1793, levando a pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, descoberta pelo caboclo Plácido José de Souza em 1700. A berlinda, cuidadosamente ornada, cruza as ruas da cidade desde antes do nascer do sol. A multidão de milhões de pessoas é como um mar por onde a Virgem navega lentamente até chegar ao Santuário. Os fiéis apenas conseguem avançar em pequenos passos, levando a corda que é arrastada por todo o trajeto. Aqueles que estão de fora, incentivam e jogam água para aliviá-los do calor que é sempre muito intenso, mas que não é páreo para a grande fé que move aquele povo.


A programação terá início na sexta, dia 10/10, com o início da trasladação, e seguirá até o dia 24/10. A grande procissão do dia 12/10 conduzirá a Virgem de Nazaré à praça Santuário, após cerca de 7h de caminhada.

O Círio Musical, que já é tradição desde o Círio de 2005, acontecerá na Concha Acústica da Praça Santuário de Nazaré entre os dias 12 e 26 de outubro, sempre após a missa da noite. Entre as atrações estão: o Padre Fábio de Melo, Adriana e Anjos de Resgate. Todos os shows serão transmitidos ao vivo pela TV Nazaré e pela internet:

http://www.orm.com.br/cirio/

A pequena berlinda que leva a imagem original da Virgem de Nazaré, a fé da multidão que, mesmo exausta, se empenha em segurar a corda, são emoções presentes na vida de Padre Fábio, que colocou em prosa, verso e melodia, seu amor por esta festa que sensibiliza a todos os presentes e leva ao Pará mais fiés a cada ano que passa.

Veja abaixo a o texto publicado no blog ofical de Padre Fábio, sobre o Círio de Nazaré.

LIÇÕES DO CÍRIO DE NAZARÉ

Enquanto a corda avança e o corpo se cansa pra alma descansar,
o povo de Belém se reúne nas ruas e vira mar
por onde a Virgem Maria veleja em seu altar de flores.
É por isso que na alma de todo paraense a vida é sempre outubro...

Nada melhor que ver a fé do povo.
Com ela eu purifico a minha teologia, volto ao ponto mais simples do verbo acreditar.
Estar em Belém, por ocasião do Círio de Nazaré fez-me voltar à infância. Ser menino de novo, deixar-me conduzir pelas mãos de minha mãe, que sempre me levava para conhecer as realidades sagradas. Talvez seja por isso que a vida não pode retirar a sacralidade do que compreendemos por mãe.
Vi o povo arrastando a corda, como se a berlinda onde vai a pequena imagem da Virgem de Nazaré, dependesse daquele esforço para prosseguir.
A corda avançava no ritmo das dores e do esforço da multidão. O calor intenso, os rostos queimados pelo sol, as lágrimas brotando sem razões claras, tudo compunha um quadro que me fez pensar na bondade, que todo cristão deve perseguir. Foi então que me senti um miserável especial. Um miserável que tem mãe. Recordei-me dos desafios que enfrentamos para alcançar a dignidade que nos constitui, e o respeito que deveria marcar nossas relações. Pensei que na metáfora da corda está presente a realidade da vida.
A corda é pesada. E por isso necessita do remanso da multidão para que não pare. Pensei no quanto aquela devoção simples pode nos ensinar a respeito do significado do cristianismo. Ainda que a multidão fosse feita de pessoas diferentes, nela não havia concorrentes, mas todos queriam levar a corda e a berlinda ao seu destino final.
No fundo, todo mundo quer acertar e ser feliz. As dores nos diferenciam, as opniões também, mas a corda da vida é a mesma.
Portanto, hoje, ainda sob o impacto do Círio de Nazaré sobre o meu coração, eu proponho que a gente continue avançando com a corda que estamos conduzindo. Ainda que tenhamos diferenças entre nós, que prevaleça o desejo de respeitar o andar de cada um.
No mais, todos estamos sob a mesma benção e sob a mesma proteção. Cada um no seu canto, compõe o verso que lhe é possível.
Unidos no mesmo desejo de acertar, ouso abençoar a todos neste dia, em que em Belém do Pará é Círio outra vez.
Com carinho e benção,
Pe. Fábio de Melo
Saiba Mais...

Como Assim???

Padre Fábio no Círio de Nazaré - Belém - PA

- Transmissão ao vivo pelo site oficial do Círio: http://www.orm.com.br/cirio/

- 11/10/2008 - às 19h - Trasladação
Pres. Vargas - em frente à Caixa Econômica (agência Círio)
Informações: ( 91) 8115-4892 / 9981-3337

- 12/10/2008 - às 10h15 - Círio de Nazaré
Praça do Santuário

- 13/10/2008 - ás 21h - Círio Musical
Concha Acústica - Praça do Santuário
Informações: ( 91) 8114-9051

Nenhum comentário:

Postar um comentário