sexta-feira, 30 de julho de 2010

Matéria da Prefeitura de Cubatão/SP

Cubatão realizará a maior festa religiosa da região
Postado por Departamento de Imprensa
Ter, 27 de Julho de 2010 12:28

Dia da Padroeira será celebrado com show do Padre Fábio de Melo

O auge da celebração do Dia da Padroeira de Cubatão, Nossa Senhora da Lapa, ficará por conta do show do Padre Fábio de Melo, em 15 de agosto, domingo, a partir das 19 horas, na sequência de missa campal, às 18 horas, no Kartódromo Municipal de Cubatão. As comemorações serão iniciadas na véspera, sábado, dia 14, com missa campal às 18 horas, e show do grupo musical Rosa de Saron, às 19 horas, no mesmo local.

Em ambas as datas, o espaço reunirá 20 barracas de entidades assistenciais, que comercializarão doces, salgados e pratos rápidos. Os organizadores estimam a presença de mais de 20 mil pessoas em cada um desses dias, fora caravanas de fiéis da Grande São Paulo e do Interior. As informações são do produtor do evento, Renato Araújo. "Esta deverá ser a maior festa religiosa da região", avaliou.

A realização do evento é da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, e das paróquias São Judas Tadeu e São Francisco de Assis, com apoio da Prefeitura. São patrocinadores: Petrobras, Fosfertil, Terracom, Galvão Engenharia, Ecovias e Marvin (serviços de vigilância). Sobre a presença do astro Fábio de Melo, o padre da Matriz Nossa Senhora da Lapa, Valdeci João dos Santos, disse: "O evento deverá renovar a fé num momento em que se compartilhará de muita alegria".

A história da Matriz Nossa Senhora da Lapa confunde-se com a do Município. Houve construções que precederam a desse o templo católico existente na Avenida Nove de Abril. Na soleira de entrada da Matriz, estão registrados algarismos que se referem a diferentes fases, conforme apontou o Padre Valdeci. Lá se lê: 1534, 1907, 1937 e 1956. (Saiba mais)

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Cubatão (Condepac), Welington Borges, no século XVIII, os jesuítas receberam em doação um terreno que veio a ser posteriormente a Fazenda Geral de Cubatão, sendo já nessa época celebrada anualmente uma missa em louvor a Nossa Senhora da Lapa. A missa continuou, como obrigação dos colonos, mesmo depois de os jesuítas não mais estarem mais à frente do local.

Em 1907, ocorreu a mobilização para a construção de uma nova capela, no mesmo local (onde se encontra hoje a matriz), que substituiu a capela de madeira. Em 1937, a capela passou a ser paróquia, tendo sido inaugurada na década de 50. Lembrou Welington Borges que em 2007 foi iniciado processo de restauro da fachada principal. E adiantou: "O Condepac acaba de aprovar, em reunião, o início de estudos preliminares, visando à abertura de processo de tombamento de elementos da fachada da Igreja Matriz e da imagem de Nossa Senhora da Lapa".

Quilo de alimento - A entrada para os shows é um quilo de alimento não perecível (exceto feijão – por deteriorar-se facilmente, acúcar e sal), sendo os pontos de troca: a Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, o e os Centros Esportivos Castelão, Armando Cunha e Pita. Estes últimos receberão as doações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Texto: Maria Cecilia de Souza Rodrigues. MTb 16561.


Nenhum comentário:

Postar um comentário