sexta-feira, 6 de março de 2009

Carnaval Canção Nova - Pregação

O direito de escolher

O Direito de Escol...

'Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá' (Efésios 5, 8 – 14).

Essa palavra de São Paulo é muito rica. Estar na escuridão é, muitas vezes, estar sem opção de escolher. O processo de educação é mais rico quando nossos pais nos educam para escolhas; não para coisas determinadas. A regra não dá possibilidade de escolher.

Fico muito intrigado, porque as pessoas, muitas vezes, vêem a religião como oposição às regras. Não, a religião nos faz livres. É o diabo que nos a impõe, a ponto de perdemos a oportunidade de escolher. Se nós não escolhemos na hora certa, ficamos condenados a levar aquilo que sobrou. Por isso, São Paulo diz: "Você, que optou pela luz, viva na luz". A Palavra de Deus nos ajuda a escolher o certo.

Deus não nos condena; Ele nos propõe o certo. São as nossas escolhas que vão definir se seremos felizes ou não. Aonde você estiver, precisará ser luz, testemunhar Jesus.

Não há nenhum lugar neste mundo que não precise de luz, principalmente nestes dias de festas, no qual as pessoas se esquecem de ser elas mesmas. Cada vez que eu me convenço de que o Cristianismo é vivo com autenticidade, eu preciso ser cristão onde for. Assim como uma mãe não pode dizer ao filho: "Vou deixar de ser sua mãe por quatro dias", um cristão também precisa ser cristão em todos lugares e em todas as situações da sua vida. Cristianismo não é uma couraça que você coloca e tira.

Não dá para viver o Cristianismo sem zelo. As pessoas querem banalizar o que sou, o meu ministério. Há 13 anos trabalho com a música católica, mas agora resolveram falar de mim diabolicamente. Então, eu falo: "Cuidado com o que você fala, porque tenho zelo com o meu ministério".

Hoje, vejo este lugar lotados de jovem, aqui é um território que não lhe oferecerão camisinha, porque nós não estamos preocupados com a genitalidade, mas com a totalidade que você é. A camisinha não lhe protege da prostituição, da solidão de Quarta-feira de Cinzas, de você se sentir usada. Deus entra na nossa vida e coloca bom gosto.

'Precisamos ser testemunhas daquilo que vivemos e mostrar às pessoas que somos seguidores de Cristo'

Nosso testemunho precisa passar por tudo. Deus nos educa para as boas escolhas da vida e, todas as vezes que esquecemos disso, passamos a viver uma religião de preceitos. Mas não dá para viver de regras e restrições, porque, se vivermos assim, um dia "a casa cai" como uma casa construída na areia.

Não existe Cristianismo sem escolhas, pois as nossas angústias nascem delas. Você tem duas possibilidades: a angústia ou o seu coração. O Espirito Santo nos ilumina e nos faz questionar se algo é luz ou trevas.

A pior coisa que nos acontece é quando colocamos a nossa oportunidade de escolhas na vida do outro.

Vocês mães, têm ensinado seus filhos a escolher a luz? As maiores referências que um filho tem são os pais. Agora, se eles não têm a influência do pai ou da mãe, ele vai encontrar outras.

Um exemplo disso são os jovens nas faculdades com aqueles trotes. Que universidade é essa que um momento de vitória é reduzido a nada. Ali, as pessoas banalizam o que o outro é.

Educar-se no Cristianismo não é apenas ler a Bíblia para o filho, mas minuciar, em gestos, o que o Evangelho ensina. Educar bem uma criança é prevenção, para que você não venha que bater em seu filho mais tarde.

Você não pode permitir que a luz que foi acesa em você viva nas trevas; luz é para iluminar e nós não temos o direito de apagá-la. Assim como não temos o direito de dizer a um filho: "Hoje, não sou sua mãe". Mãe é mãe e precisa saber quem ela é. Se nos esquecemos de quem somos, as pessoas fazem de nós o que querem.

O bem a ser feito, às vezes, parece não ser tão bom. Se formos a um supermercado, encontramos uma ricota sem graça, mas também vemos um queijo gordo e ficamos com água na boca, porque o queijo é mais gostoso. Porém, o queijo gordo faz mal à nossa saúde, ele é o diabo.

Aqui na Canção Nova, não tiramos as bebidas ou as drogas das suas coisas. O que nós queremos, é fazer você entender as escolhas que você faz.

Deus não está preocupado com o sapato que você usa, mas com o seu coração. O que vai fazer a diferença na sua vida são as luzes que você acende na sua vida e na vida dos outros. Pare de se preocupar com as coisas pequenas, Deus quer o seu coração. Não se preocupe com os artifícios, transforme o que é essencial. Deus não pode fazer absolutamente nada com as nossas obras se Ele não puder mudar o nosso coração. Deus quer o nosso coração.

Você não precisa fazer esforço para seu filho gostar de chocolate, mas como é difícil fazê-lo gostar da rúcula. É mais difícil, porque o saudável nos cobra disciplina.

"Desperta tu que dormes!" 'Ser cristão não é moleza; se você quer moleza, não opte pelo Cristianismo.'

O caminho de Deus são todos feitos de escolhas e, em cada opção certa, nós iluminamos quem somos.

Quando somos traídos, precisamos ter a coragem de olhar nos olhos do traidor e dizer-lhe que você não me trai mais.

Tome o território da sua vontade, Deus nos fortalece para escolhermos o bem. Em qual território você precisa que seja derramado o poder de Deus? Escolha, hoje, a melhor parte. Somos filhos do céu.



Transcrição e adaptação: Elcka Tôrres
22/02/2009 - 11h15min

Adquira esta pregação no Shopping Canção Nova

Fonte: Eventos Canção Nova

3 comentários:

  1. Nesta semana das mulheres vamos amar nossas irmãs católicas pelo direito de escolher, tão perseguida pela falta de incompreenção.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma belissima pregação...
    O padre fala de coração e atinge os corações...
    O direito de escolhar.

    ResponderExcluir
  3. "Deus não nos condena; Ele nos propõe o certo. São as nossas escolhas que vão definir se seremos felizes ou não. Aonde você estiver, precisará ser luz, testemunhar Jesus." (pe. Fábio de Melo)

    O mundo é que não nos dá o direito de escolha quando nos conduz às trevas.

    As "católicas" pelo direito de escolher não são nem católicas e nem tem o direito de escolher por outros. O corpo é da mulher. Mas em seu ventre mora outro ser, outro corpo que não é o dela.

    A palestra do padre Fábio é clara quando diz que devemos escolher o caminho da Luz. E este nos é oferecido por Deus.

    Já o caminho das trevas, do qual fazem parte as "católicas" pelo direito de escolher, é motivado por uma cultura de morte que definitivamente não pode ter o apoio de pessoas verdadeiramente cristãs comprometidas com a Verdade do Evangelho de Jesus.

    Rezemos, sim, pelas "católicas" pelo direito de escolher para que elas façam a escolha pela vida e sejam católicas de verdade.

    Bernadete.

    ResponderExcluir