Ter olhos puros é ter uma conexão direta com nosso coração. Quando tranformamos o nosso jeito de pensar, modificamos também o nosso jeito de olhar as coisas e as pessoas. Vemos as coisas com os olhos da pureza, sem preconceito.
É muito bonito descobrirmos que, na oportunidade de encontrar o outro, também encontramos um pouquinho daquilo que somos. Há duas formas de fazermos isso: alegrando-nos, quando vemos, refletido no outro, um pouco daquilo que temos de bom; mas também podemos nos entristecer, quando vemos o que o outro tem de ruim, e descobrimos que somos ruins também daquele jeito.
Por isso é natural que, muitas vezes, aquilo que eu escuto de ruim do outro eu acabo não gostando, porque, na verdade, ele me mostra o que eu sou.
Ter a pureza no olhar significa você se despir de tudo e começar a olhar com carinho e liberdade para aquilo que o outro é, permitindo que esse seja o encontro frutuoso, tonto para nos mostrar o que temos de bom, como para nos indicar no que precisamos ser melhores.
Padre Fábio de Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário