segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os mais populares de 2009

Por Leonardo Lichote - 7.2.2010 | 8h00m

OS CDS MAIS VENDIDOS DE 2009


1. "Iluminar", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 264 mil cópias
2. "Zezé di Camargo & Luciano" (2008), Zezé di Camargo & Luciano (Sony): 261 mil
3. "I am... Sasha Fierce", Beyoncé (Sony): 239 mil
4. "Elas cantam Roberto Carlos", vários (Sony): 206 mil
5. "Promessas", vários (Som Livre): 205 mil
6. "Eu e o tempo ao vivo", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 196 mil
7. "Borboletas", Victor & Léo (Sony): 181 mil
8. "Vida", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 180 mil
9. "Ao vivo em Uberlândia", Victor & Léo (Sony): 152 mil
10. "Ao vivo e em cores", Victor & Léo (Sony): 130 mil
11. "De volta aos bares", Bruno & Marrone (Sony): 115 mil
12. "Paraíso - Nacional", vários (Som Livre): 113 mil
13. "Deus do impossível", Aline Barros (Som Livre): 112 mil
14. "Padre Fábio de Melo", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 103 mil
15. "Duas horas de sucesso - Ao vivo", Zezé di Camargo & Luciano (Sony): 98 mil
16. "Collection", Simply Red (Som Livre): 90 mil
17. "No line on the horizon", U2 (Universal): 89 mil
18. "Pop it rock it", vários (Som Livre): 89 mil
19. "Thriller - 25th anniversary edition", Michael Jackson (Sony): 88 mil
20: "Ao vivo", Victor & Léo (Sony): 87 mil

OS DVDS MAIS VENDIDOS DE 2009

1. "XSPB (8 volumes)", Xuxa (Som Livre): 371 mil cópias
2. "Eu e o tempo ao vivo", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 294 mil
3. "Elas cantam Roberto Carlos", vários (Sony): 154 mil
4. "Paz sim, violência não — Volume 2", Padre Marcelo Rossi (Sony): 145 mil
5. "Creio em Deus do impossível", Padre Reginaldo Manzotti (Som Livre): 129 mil
6. "Ao vivo e em cores", Victor & Léo (Sony): 82 mil
7. "Pode entrar — Multishow registro", Ivete Sangalo (Universal): 81 mil
8. "Ao vivo em Uberlândia", Victor & Léo (Sony): 81 mil
9. "Paz sim, violência não — Volume 1", Padre Marcelo Rossi (Sony): 81 mil
10. "De volta aos bares", Bruno & Marrone (Sony): 74 mil
11. "A turma do Balão Mágico", Balão Mágico (Sony): 68 mil
12. "Multishow ao vivo", Vanessa da Mata (Sony): 63 mil
13. "Duas horas de sucesso - Ao vivo", Zezé di Camargo & Luciano (Sony): 63 mil
14. "Video greatest hits - History", Michael Jackson (Sony): 59 mil
15. "The Beyoncé experience live", Beyoncé (Sony): 59 mil
16. "Live in concert in Bucharest: The dangerous tour", Michael Jackson (Sony): 59 mil
17. "XSPB (volume 1 ao 4)", Xuxa (Som Livre): 58 mil
18. "Ao vivo na Ilha da Magia", Exaltasamba (EMI): 56 mil
19. "Luiz Gonzaga do Nascimento Junior", Gonzaguinha (EMI): 56 mil
20. "History on film - Volume II", Michael Jackson (Sony), 54 mil

Publiquei hoje no Segundo Caderno uma reportagem sobre as lista dos CDs e DVDs mais vendidos de 2009, que você viu acima. O texto, que você pode ler no pé deste post, se concentrou na hegem
onia dos segmentos religiosos e sertanejos. Mas conversei com os executivos das maiores gravadoras do Brasil e eles interpretaram também outros aspectos do ranking.

Balão Mágico: No Dia das Crianças, as Lojas Americanas fizeram um pedido volumoso à Sony do DVD do grupo infantil, lançado em 2003. Fizeram uma venda massiva e, em cadeia, puxaram às vendas em outras lojas.

Ana Carolina: Presença certa no últimos anos, ela ficou fora da lista de 2009. Alexandre Schiavo, diretor-geral da Sony, avalia: "Ela teve dois lançamentos ("N9ve" e "Ana Car9lina + 1: Multishow registro"), mais prto do fim do ano, o que dividiu suas vendas.

Pagode paulista: Gênero dominante em parte da década passada e forte até o início dos anos 2000, o chamado pagode paulista vem perdendo espaço. Mas sua popularidade ainda aparece, cancentrada em alguns poucos nomes. Em 2007, o Revelação entrou no top 20 de CDs. Agora, o Exaltasamba está na lista dos DVDs. "É um exemplo de longevidade no chamado pagode paulista", afirma Marcello Castelo Branco, presidente da EMI. "Fizemos um trabalho de aproximação do grupo com sambistas do Rio, que deu a ele mais respeitabilidade e ampliou seu público. Eles estão muito bem também no mercado digital, de telefonia celular".

Xuxa: No topo dos DVDs mais vendidos, a artista tem sua força nos trabalhos antigos. "Seu catálogo tem vendas excelentes, muito mais em DVD que em CD", conta Leonardo Ganem, presidente da Som Livre: "Xuxa sempre foi mais forte no audiovisual que no áudio". Não me surpreende.

Gonzaguinha: "Havia uma demanda enorme por imagens de Gonzaguinha", explica Castelo Branco. O único DVD do artista até então era um programa "Ensaio", da TV Cultura.

MPB: Apesar da presença ínfima na lista, a MPB está bem, na avaliação de Schiavo: "Artistas como Maria Rita, Vanessa da Mata, Maria Gadú, Mariana Aydar, Ana Cañas estão com vendas crescentes".

Artistas internacionais: Em 2009, eles apareceram mais na lista que em anos anteriores. Beyoncé confirma sua popularidade, refletida também no fao de "Halo" ter sido a música mais executada nas rádios no ano. O fator turnê brasileira ajudou-a, assim como deu gás ao Simply Red. A morte de Michael Jackson rendeu um aumento nas vendas do artista no mundo todo, e no Brasil não foi diferente.

***

A reportagem:

Religiosos e sertanejos tomam conta do Brasil

Lista de CDs e DVDs mais vendidos de 2009 aponta hegemonia dos dois segmentos no mercado nacional


Há um ano, o título da reportagem do GLOBO sobre os CDs e DVDs mais vendidos de 2008 resumia o que a lista apontava: "Padres e peões", ou seja, a presença forte dos segmentos religioso e sertanejo. Agora, a relação dos campeões de venda de 2009 — organizada pela Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) — mostra que a tendência segue, e, mais que isso, se expandiu. Num ano de mercado fonográfico estável (crescimento de 1%), 13 posições do top 20 de CDs (e oito do top 10) são de artistas desses gêneros — somente Padre Fábio de Melo e a dupla Victor & Léo ocupam oito (quatro cada um). Uma concentração que denota uma hegemonia na música brasileira — mais ainda se levarmos em conta que cinco posições do top 20 são de artistas internacionais.

A Sony, gravadora com presença forte em ambos os segmentos, assumiu a liderança do mercado brasileiro, que antes pertencia à Universal. O diretor-geral da gravadora, Alexandre Schiavo, avalia sem surpresa a presença maciça dos religiosos — agora, além dos padres, os artistas gospel estão representados no ranking (o CD de Aline Barros e a coletânea "Promessas") — e dos sertanejos:

— O sertanejo é hoje a grande música realmente popular do Brasil. Sua força vem desde a geração de Zezé di Camargo & Luciano, Leonardo. O que acontece agora é que a ascensão do sertanejo universitário, de artistas como Victor & Leo, amplia o alcance do gênero. O Rio começa a perder o preconceito agora, com noites sertanejas em boates. No lado gospel, são artistas que sempre venderam muito, mas estavam fora dos números da ABPD porque era de gravadoras independentes, não filiadas — afirma o executivo da Sony, que acaba de lançar um selo gospel, mirando nessa fatia do mercado.

Marcello Castelo Branco, presidente da EMI, não acredita que essa hegemonia prejudique a saúde da música brasileira.

— Os 20 mais vendidos representam apenas 15% do mercado total. O cenário é bastante diversificado — nota Castello Branco, que tem sertanejos em seu elenco e planeja entrar no segmento gospel, primeiramente com artistas da EMI americana.

Concentração desestimularia outros segmentos

Schiavo concorda com o diagnóstico positivo da diversificação, mas essa visão não é unanimidade. Sérgio Affonso Fernandes, presidente da Warner (quinta gravadora no ranking), lamenta a concentração:

— Ela poderá causar um desestímulo às gravadoras. Quando você tenta entrar com artistas de outros gêneros, esbarra nisso. Não impede o trabalho, mas fica mais difícil e mais caro — diz, citando artistas que lançou este ano com boa recepção da crítica: — Estou quebrando pedra com nomes ótimos como Tiê e Aline Calixto. Temo que a música brasileira enfrente problemas nos próximos anos.

Gravadora que mais cresceu em vendas em 2009, a Som Livre está no topo na lista de CDs (Padre Fábio) e DVDs (Xuxa). O presidente Leonardo Ganem diz que a lógica da companhia é ganhar dinheiro com sertanejos, religiosos e produtos da Rede Globo (como trilhas de novela) para investir em revelações (como Maria Gadú e Little Joy) e nomes de prestígio (como Nana Caymmi) — modelo que outras grandes também defendem.

— Esse retrato oficial da indústria diz respeito apenas aos grandes volumes. Existe uma vigorosa cena independente. O problema é como fazer essas coisas chegarem ao grande público. Essa ponte era feita pelas gravadoras, mas hoje elas não conseguem cumprir totalmente esse papel — avalia Ganem.


Fonte: Globo.com

Um comentário:

  1. Só eu comprei 3 CDs Iluminar, um para mim e mais dois para dar de presente. Mas, estou impressionada com o poder de vendas do Pe. Fábio, seu CD foi lançado somente em dezembro e conseguiu ultrapassar o 2º colocado.
    Em 2010 a liderança deve ser de algum cantor gospel, pois os crentes compram muito CD e parece que a Sony investirá pesado neste segmento.
    Fique feliz pelo DVD do Pe. Reginaldo ter aparecido, comprei seu DVD e achei muito bom.
    Paz e bem!

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