Cem mil pessoas devem se reunir neste domingo (18) no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, a partir das 9h, para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, um dos maiores eventos católicos. A festa de acolhimento terá shows de vários artistas católicos e a presença dos padres Juarez de Castro, Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti. Uma missa, às 16h, marcará a chegada dos símbolos: a Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora.
Os símbolos estão em uma capela no Centro da capital e serão levados até o palco por um grupo de jovens. O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e outros religiosos receberam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude com aplausos e orações.
A cruz tem quase 4 metros de altura e foi um presente do papa João Paulo II aos jovens católicos. No braço mais longo, há uma mensagem dele em seis idiomas. Um dos trechos diz: "Levem-na ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade". Isso tem sido feito há 17 anos.
“A mensagem que será dada é aquela que o papa anunciou dias atrás de Mateus, capítulo 28, quando Jesus disse aos apóstolos, ‘ide a todo mundo, fazei discípulos meus todos os povos’. Isso é justamente um convite para que essa juventude leve a dinamicidade, a criatividade, os valores, transformando a sociedade”, afirmou Dom Eduardo Pinheiro, bispo referencial da juventude da CNBB.
Desde 1994, os dois símbolos são levados aos países que abrigam a Jornada. No Brasil, o evento será em 2013, no Rio de Janeiro. Até lá, a cruz e o ícone vão percorrer 275 dioceses de todo o país.
17/09/2011 19h48 - Atualizado em 17/09/2011 19h48